Quais Equipamentos é Preciso para Pedalar à Noite?

Quais Equipamentos é Preciso para Pedalar à Noite?

Quais equipamentos eu preciso para pedalar à noite?

Os ciclistas que desejam continuar o treinamento durante a semana no inverno, sem necessariamente recorrer ao uso de um treinador em casa, muitas vezes não têm outra escolha a não ser treinar à noite ou, no mínimo, em condições de pouca luz.

Alguns ciclistas ainda continuam a ir de bicicleta para o trabalho durante o período de inverno. Mas ciclismo nestas condições especiais requer equipamento adequado, se você quiser ficar seguro. Ver bem e ser bem visto deve ser prioridade nas mentes de todos os ciclistas, caso pedalem à noite.

Mas, infelizmente, ainda vemos muitos ciclistas mal equipados ou completamente desequipados para isto.

No entanto, com o equipamento certo, andar de bicicleta à noite não é mais perigoso do que durante o dia. Motoristas de carros tendem a dar aos ciclistas um amparo maior durante o dia.

35% dos acidentes onde a culpa é do ciclista são devidos à pouca segurança do equipamento utilizado, ou por não estar sendo usado nenhum equipamento sequer.

Aqui está uma lista de alguns equipamentos que são, em nossa opinião, o mínimo para o ciclismo ter total segurança.

Luzes

A luz da frente deve ser poderosa o suficiente para ser vista, mas mais especificamente, deve permitir que você veja corretamente um mínimo de 10 a 15 metros à frente. Isso permitirá que você veja todos os obstáculos na estrada (buracos, pedras, etc.) e lhe dará tempo suficiente para evitá-los.

Esqueça qualquer experiência anterior que você possa ter tido usando velhas luzes com lâmpadas de filamento ou dínamos. Hoje em dia, as LEDs lhe dão uma luz muito poderosa e têm uma bateria de longa duração.

Opte por uma luz fixa no guidão, que permaneça acesa na estrada e de forma eficiente. Você só precisa de uma luz fixa sobre seu capacete quando você estiver pedalando uma bicicleta de montanha.

Luzes como a do modelo BTWIN VIOO Clip 300 lhe dão boa visibilidade (permitem ver até 40 m à frente). Na traseira, a Vioo USB permite-lhe ser visto até quase a 400 m de distância.

Para aqueles que desejam pedalar muitas vezes durante a noite em estradas rurais escuras, existem também sistemas de luz a pilhas disponíveis, que lhe dão uma luz muito poderosa que pode iluminar a quase 100m à frente.

Quanto à iluminação traseira, modelos de LED também podem ser vistos de uma longa distância por motoristas (claro, sempre cumprindo as leis).

Pedalar á Noite

Acessórios reflexivos

Outra peça essencial do equipamento, se você for andar de bicicleta à noite ou em condições difíceis (como no nevoeiro), é o colete refletor de alta visibilidade.

Não use o mesmo colete que fica no carro. Este tipo de colete não é apropriado para o uso nos esportes.

O colete deve cumprir a norma EN 1150. Um exemplo de um colete adequado é o fluorescente.

Assim como o colete, você pode optar por braçadeiras reflexivas, que você pode usar em seus braços e/ou pernas. Sua visibilidade será melhorada, e, se você usá-las nas pernas, o movimento irá atrair a atenção dos motoristas.

Então, como você pode ver, graças aos progressos alcançados nos sistemas de tecnologia de luz, treinar em sua bicicleta à noite é inteiramente possível, porém, você deve tomar as precauções certas antes de fazer isso, assim como investir em equipamento adequado é a garantia da sua visibilidade e, portanto, de sua segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *