Hidratação: Como Escolher Sua Bebida ISOTÔNICA

Hidratação: Como Escolher Sua Bebida ISOTÔNICA

A hidratação é inevitável quando se pratica uma atividade física. Desidratação leva inevitavelmente a uma queda no desempenho e pode contribuir com lesões ou outros problemas de saúde. Só devemos beber água? O corpo tem outras necessidades? Qual é o papel das bebidas isotônicas ou bebidas energéticas?

Quais são as necessidades durante o esforço?

  • A hidratação: a água é essencial para nosso corpo e para o desempenho.

Todo esforço provoca uma perda de água devido à transpiração, o que cria um risco de desidratação, o fantasma de qualquer atleta. De fato, durante o exercício, o corpo se aquece. A maneira mais eficaz para remover esse excesso de calor é a transpiração.
O corpo pode perder até três litros de água por hora durante uma atividade. A quantidade depende de vários critérios como o clima, a atmosfera, a roupa … É por isso que você deve beber regularmente durante o exercício para compensar a perda de água devido ao exercício e, assim, evitar a desidratação.

  • A energia

Para funcionar, os músculos consomem energia como carboidratos e lipídios. Para os esforços intensos, a energia deve ser fornecida de forma rápida e apenas carboidratos podem fazê-lo. Para os esforços duradouros em matéria de tempo, o uso de lipídios é preferido durante o exercício para fornecer uma energia mais lenta.
Para evitar o esgotamento das reservas energéticas, é necessário fornecer regularmente carboidratos logo que o esforço excede 1h.

  • Minerais e vitaminas

A transpiração contém minerais e especialmente sódio. Por conseguinte, o esforço conduz a uma perda de sódio, que deve ser compensada. Além disso, o sódio facilita a absorção de água e de carboidratos.

O que é uma bebida isotônica?

Uma bebida energética deve ser isotônica ou ligeiramente hipertônica mas nunca hipotônica. Uma bebida isotônica tem a mesma concentração em partículas que o sangue, uma bebida hipotônica é menos concentrada do que o sangue e uma bebida hipertônica é mais.
Uma bebida isotônica é facilmente assimilada e garante conforto digestivo.
Uma bebida hipertônica é muito concentrada, o que cria problemas digestivos e promove a desidratação ao chamar água para o estômago para diluir a bebida. A eficácia da bebida é, neste caso, reduzida.
Uma bebida hipotônica contém menos nutrientes do que a bebida isotônica, a passagem do estômago pode ser muito rápida. É ideal em períodos muito quentes.
É indispensável respeitar as dosagens prescritas na embalagem da bebida. Elas garantem ser uma bebida isotônica.

bebida isotônica
Que bebidas isotônicas para que esforços?

 

Esforço < 1h : ÁGUA

A água por si só é suficiente. Você deve se hidratar antes, na medida do possível, durante e depois do exercício, para a manutenção do desempenho e uma boa recuperação.

Esforço > 1h ou esforço intensidade moderada: ISO

Durante o exercício de mais de uma hora, você tem que ingerir:

  • Água à 500ml / hora mínimo
  • Carboidratos a uma taxa de 30g a 60g / hora de esforço à 30g de carboidratos = 1 lata d’ISO, 60g de carboidratos = 2 latas de ISO ou 1 lata de ISO + 1 gel.
  • Sódio à As bebidas energéticas são projetadas para atender as necessidades do atleta
  • Eventualmente antioxidantes para ajudar o corpo a lutar contra o estresse oxidativo.

Esforços > 3h ou esforço de forte intensidade: ISO +

Durante mais de três horas de exercício, é recomendado ingerir:

  • Água à 500ml por hora mínimo
  • Carboidratos a uma taxa de 90g /hora. à A bebida isotônica é complementada por géis energéticos ou barras energéticas.
  • Sódio à As bebidas energéticas são projetadas para atender as necessidades do atleta
  • Potássio, magnésio à Minerais ajudando a manter o desempenho durante o exercício
  • Antioxidantes para ajudar o corpo a lutar contra o estresse oxidativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *